Mais de 80% dos profissionais de Recursos Humanos acreditam que em curto prazo os jovens profissionais irão ocupar cargos de gestão nas empresas

Nos próximos anos, o mundo corporativo deve sofrer uma significativa mudança no perfil de suas lideranças. Segundo uma pesquisa da Amcham (Câmara Americana do Comércio), que entrevistou mais de 85 profissionais de Recursos Humanos, 80% deles acreditam que, em curto prazo, os jovens irão ocupar cargos de gestão nas empresas.

O motivo da rapidez das promoções de cargos de chefia está no cenário de crise mundial, escassez de profissionais e disputa por mão de obra qualificada. Na percepção de 74% dos entrevistados, é preciso acelerar os planos de carreira de jovens para reter talentos e impulsionar a competitividade dos negócios.

Assim, 33% deles afirmam que suas empresas já executam programas de formação de jovens líderes e outros 37% já sentiram a necessidade de começar a realizar esse tipo de ação em curto prazo.

Qualificação

Para promover um jovem a posição de gestor, as empresas devem investir, primeiramente, em qualificação comportamental e coaching, afirmaram quase 70% dos profissionais de RH. Outras preocupações, como monitoramento e avaliação de desempenho dos iniciantes e criação de planos de carreira personalizados, foram citadas como passos posteriores que as empresas devem tomar.

Na avaliação dos entrevistados, os setores em que a necessidade de promoção prematura é mais acentuada são em tecnologia, varejo, comunicação e indústria.

 

Fonte: Infomoney

Blog sobre RH - Gestão de RH

O seu canal sobre Recursos Humanos e Folha de Pagamento.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInYouTube

Post Relacionados:

2 Responses to Jovens ocuparão cargos de gestão nas empresas em pouco tempo

  1. Flávia disse:

    Boa noite.

    Tenho uma dúvida, será que você pode me ajudar?

    Sou graduada no curso de Administração e pretendo atuar no setor de Recursos Humanos. Em relação a cursos, por onde devo começar: o técnico em rh ou a especialização em gestão de rh?

    Obrigada.

    Flávia

    • Luis Dionísio Pisa Marini disse:

      Prezada Flávia,

      Agradecemos pelo contato.
      A área de RH é bem ampla. Na estrutura organizacional algumas empresas separam a área de departamento pessoal (DP) de outros subsistemas do RH ( Recrutamento e Seleção , Treinamento e Desenvolvimento , etc.). Nestes casos a área de DP fica mais focada em rotinas como a gestão da folha de pagamentos, controle de horas trabalhadas e banco de horas, férias, RAIS, DIRF, relacionamento com INSS, enfim todo o cumprimento legal do empregador perante seus colaboradores. Nos centros maiores existem cursos profissionalizantes de extensão focados para se adquirir também a prática, mesmo sem o exercício da profissão. Já as ementas dos cursos técnicos de RH geralmente contemplam estas rotinas do DP. No caso da gestão de pessoal e subsistemas de RH, uma boa pós graduação/MBA ou até mesmo um mestrado serão importantes para o seu desenvolvimento acadêmico e profissional.
      Flávia, a experiência profissional conta muito no mercado. Trabalhar em empresas com a área de RH bem estruturada ou consultorias de renome ajuda muito na alavancagem de carreira. O domínio de outras línguas também abre portas para se iniciar a carreira nessas empresas. Se tiver experiência internacional na área acadêmica é mais um plus e se a experiência internacional for na área profissional, melhor ainda… as chances de galgar a alta gerência ou até diretorias aumentam.
      O primeiro passo é saber em que área do RH você gostaria de atuar. Converse com professores e profissionais da área para entender melhor as rotinas. Assim a escolha será mais fácil!

      Boa sorte e sucesso!

      Luís Dionísio P. Marini

      RHBLOG

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player